As Vitaminas e os Sais Minerais na Gestação

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Ei mamys, quando ficamos grávidas o que mais desejamos é que nosso bebezinho se desenvolva com saúde. As vitaminas e sais minerais que ingerimos é essencial para uma gestação saudável e com uma alimentação balanceada é possível consegui-las.
Abaixo há uma relação de vitaminas e sais minerais e onde encontrá-los. Veja e faça uma analise da sua alimentação!

Vitamina A

Importante na formação da placenta, aumento do volume sanguíneo, dilatação do útero e para a formação dos ossos, pele e olhos do bebê. Uma grande carência aumenta as chances de mal formação congênitas e aborto.

Onde encontrar: Figado, vegetais de folhas verdes, gema de ovo, cenoura e manga

Vitamina B1

A deficiência dessa vitamina pode causar beribéri, doença rara que causa instabilidade emocional, fadiga, perda de apetite, formigamento nas mãos e pés e cãibras.

Onde encontrar: Batata inglesa, fígado, nozes, vagem, germe de trigo, lentilha, cereais integrais, frutas e peixes.

Vitamina B2

Ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e no crescimento do bebê.

Onde encontrar: Leite e derivados, vegetais com folhas, abacate, ovo, peixe, fígado, rins e coração.

Vitamina B6

É importante para o metabolismo das proteínas da mãe e fabricação dos aminoácidos no feto.

Onde encontrar: Espinafre, abacate, leite e derivados, fígado, gema de ovo, farinha de aveia e cereais integrais.

Vitamina B12

Sem ela a mulher fica sujeita a anemia e doenças vasculares.

Onde encontrar: Carne de vaca e frango.

Niacina

A falta dessa vitamina provoca lesões na pele quando exposta ao sol, má digestão, perda de apetite, pertubações mentais e até morte cerebral.

Onde encontrar: Carne vermelha e branca, amendoim e cereais integrais.

Vitamina C

Fundamental para reparar os tecidos da gestante, na resistência do organismo e no crescimento de ossos e dentes do bebê. Sua ausência pode levar à ruptura das membranas fetais.

Onde encontrar: Frutas cítricas (laranja, limão, acerola, abacaxi, morango), caju, tomate, pimentão e verduras de folhas verde-escura.

Vitamina D

É de grande importância para a formação óssea do bebê. A falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre, e no final da gravidez, sua carência pode levar a pré-eclâmpsia e aumentar as chances da criança ser autista.

Onde encontrar: Gema do ovo, atum, sardinha, leite, derivados e Sol. Em caso de carência da vitamina, o médico poderá sugerir suplementação da mesma.

Vitamina E

Ela protege as células do organismo.

Onde encontrar: Fígado, germe de trigo, óleo vegetal (de girassol, de milho, de soja, margarina), vegetais de folhas verdes, gema de ovo, leite e derivados.

Vitamina K

Sua ausência pode prejudicar a coagulação.

Onde encontrar: Fígado, grão de trigo, vegetais de folhas verdes, tomate, couve-flor e óleos vegetais (de girassol, de milho, de soja, margarina).

Cálcio e fósforo

Esses dois nutrientes são básicos na boa formação dos dentes, ossos e no desenvolvimento de músculos, coração e células nervosas do bebê. A falta desses minerais pode causar cáries, inchaço, insônia, dores lombares e cãibras na gestante, além de predispor o bebê ao raquitismo.

Onde encontrar: Leite e derivado, peixes e verduras.

Ferro

A necessidade de ferro aumenta muito na gravidez, porque o bebê armazena o mineral em seu organismo, diminuindo assim as reservas da mãe. Alem disso, o ferro é o responsável pelo transporte de oxigênio pelo organismo. E, como na gravidez há um aumento do volume sanguíneo, é preciso ter ferro suficiente para evitar anemia.

Onde encontrar: Verduras de folha verde-escura, legumes, lentilha, ervilha, gema de ovo, frutas secas como damasco, uva passa, ameixa preta, e carne vermelha.

Ácido Fólico

Sua carência aumenta a incidência de má-formação fetal. Os médicos aconselham a suplementação, através da alimentação e comprimidos de ácido fólico três meses antes de engravidar e três meses depois do resultado positivo.

Onde encontrar: Carnes vermelhas, brancas, folhas verde-escura e comprimidos de ácido fólico.

Fonte: Gravidez passo a passo – Trama Editorial

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