Câncer de Mama – Conhecendo os Fatores de Risco

Campanha Contra o Câncer de Mama - Conhecendo os Fatores de Risco

os fatores de risco do cancer de mama

Há fatores de Risco que são imutáveis e requerem vigilância constante. Outros podem ser neutralizados com hábitos adequados. Saber onde mora o perigo é imprescindível para que você possa se prevenir.

Vejamos:

IDADE: As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas do câncer de mama. A partir dos 50, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Por isso, a mamografia anual, preconizada a partir dos 40 anos, deve se tornar ainda mais sagrada quando se chega a essa idade.

 MENSTRUAÇÃO PRECOCE: Se fosse para investigar um culpado por trás da doença, na certa o hormônio feminino estrogênio estaria no topo da lista de suspeitos. Ele age nas células mamárias, promovendo sua multiplicação. Quanto mais intenso e duradouro for o estímulo, maior a probabilidade de proliferação celular desordenada, o que resultaria em um tumor. Daí é fácil concluir que, se a primeira menstruação ocorre por volta dos 9 ou 10 anos de idade, é porque os ovários intensificam a produção do hormônio cedo e, assim, o organismo ficará exposto a ele por mais tempo no decorrer da vida.

MENOPAUSA TARDIA: Novamente é o estrogênio que senta no banco dos réus. Enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam com a produção hormonal a todo vapor, ameaçando as glândulas femininas.

ANTECEDENTE FAMILIAR: Se você tem parentes de primeiro grau – mãe, irmã ou filha – diagnosticadas com a doença antes dos 50 anos, vale reforçar a cautela. Em cerca de 20% dos casos, os tumores estão ligados a questões hereditárias.

REPOSIÇÃO HORMONAL: Por aumentar os níveis de estrogênio, o tratamento pode favorecer o desenvolvimento do câncer. Só recorra à reposição com indicação do seu médico, que fará o acompanhamento.

Os fatores listados acima não podem ser controlados por nós, mas os itens que falaremos nos próximos posts sim.

Te aguardo!

Abraços!

Fonte: Instituto Arte de Viver Bem

Recent Posts
Comments
  • Janaina Alves
    Responder

    Post super util! Parabéns!

Leave a Comment

Contact Us

Entre em contato com o Acervo de Mãe.

Start typing and press Enter to search