Mantenha o Bem Estar e a Boa Forma Durante a Gestação

Minha gestação foi muito tranquila e já houvi tantas perguntas de como fiz para ter uma gestação tão tranquila e como fiz para voltar ao meu peso depois da gestação, que resolvi fazer esse post.

Manter o bem estar e a boa forma durante e depois da gestação, além de ser saudável, faz muito bem para a auto-estima de qualquer futura mamãe.

O que vou escrever aqui, são experiências pelas quais passei. Portanto, para muitas outras mulheres pode ter sido diferente.

Quando eu soube que estava grávida, além de mega feliz fiquei preocupada em como fazer para não engordar mais do que deveria. Mas também não prejudicar o desenvolvimento do bebê fazendo dietas prejudiciais.

Então, mais que depressa procurei um nutricionista. Escutei de algumas pessoas que isso era bobagem. Que eu já sabia que não poderia ficar comendo muito doce e frituras, devia beber muita água e tals. Porém, conscientemente eu te digo, fiquei muito mais tranquila depois que consultei o nutricionista. Vi que a minha alimentação não era tão correta quanto poderia ser e pude adaptar meu cardápio de forma a torná-lo muito mais saudável, tanto para mim quanto para meu bebê e assim conseguir manter os quilos sob controle.

Então as dicas são:

1- Consulte um nutricionista

nutricionista para gravidas

Consulte um nutricionista e siga o que ele receitar. Não adianta nada ir  ao médico e não seguir suas recomendações.

2 – Controle seus Desejos

mulher-gula-doces11

A história dos desejos eu só conhecia nas novelas. Lembro-me das cenas das gestantes tendo desejo por coisas super estranhas durante a gravidez e deixando seus maridos malucos para que eles conseguissem o que elas queriam comer.

Bem, por esses desejos eu não passei, mas me informei sobre eles.

Há mulheres que chegam a ter desejo por terra, cimento e até mesmo chupar prego. Mas de acordo com minha nutricionista e ginecologista, as mulheres que possuem esses desejos é devido à deficiência de ferro, zinco, cálcio e selênio e neste caso essas deficiências devem ser tratadas. Por isso, a gestante faz muitos e muitos exames. E tudo isso, deve ser discutido abertamente com seu médico.

Mas também, há aqueles desejos que você só deseja porque escutou falar ou viu em algum lugar. Por exemplo, você escuta alguém falar do sanduíche do Mc Donald’s e por isso deseja o sanduíche naquele instante. E muitas vezes, porque viu na prateleira do supermercado ou sentiu o cheiro quando passou em frente a um restaurante.

O fato é que esse tipo de desejo, existe até quando não se esta grávida e eles podem e devem ser controlados.

Claro que as vezes você pode comer uma besteira, mas não deve sempre se render a elas. A balança ira te mostrar os resultados depois e o excesso de gorduras e açucares poderá fazer mal para seu bebê.

3 – Não se entregue ao Sedentarismo

exercicios-fisicos-gestante_per la vita blog

Grávida pode e deve fazer exercícios físicos. Neste quesito digo para que você tire suas dúvidas com seu médico, pois para cada mulher é um caso. Mulheres com hipertensão por exemplo terão um acompanhamento mais rigoroso.

Mas no meu caso que tudo esteve normal durante os 7 primeiros meses eu fiz caminhadas leves três vezes por semana. No final da gestação, precisei ficar mais quieta devido ao perigo de deslocamento da placenta.

Mas me foi indicado fazer Pilates voltado para gestantes, mas acabei não fazendo.

4 – Faça o Curso de Gestante

curso para gestante_per la vita blog

Parece algo chato, mas super indico às gestantes fazerem. O Curso de Gestante geralmente é oferecido por hospitais que possuem maternidade e instituições especializadas. Nele há palestras que falam sobre o desenvolvimento do bebê, tipos de parto e anestesias, como dar banho, como serão os primeiros dias do bebê, como cuidar do cordão umbilical, células tronco, exercícios que a mamãe pode fazer para se preparar para o parto, entre outros assuntos pertinentes a esse período tão importante. É interessante a mãe e o pai participarem do curso, pois poderão compartilhar das dúvidas e aprendizado. Você consegue sanar muitas dúvidas e se sente até mais confortável neste momento em que a insegurança toma conta dos seus pensamentos.

Nos hospitais geralmente os cursos são gratuitos e geralmente duram no máximo dois dias. Já nas instituições especializadas são cobrados, porém o curso é mais extenso e completo, mas o do hospital já te ajudará bastante.

5 – Use bastante Creme Anti-Estria

Palmers-Stretch-Mark-Products

Isso eu já disse aqui no blog (clique para ver) e repito. O creme anti-estria deve ser usado desde o inicio na gravidez. Nos seios, barriga, glúteo e pernas. A pele se estica muito e se você não se cuidar até mesmo depois do nascimento do bebê, elas irão aparecer.

Eu indico o Cocoa Butter da Palmer’s. Eu usei durante o período gestacional de até um mês depois do nascimento do meu pequeno e não tive estrias.

6 – Beba muita água

gestante bebendo agua_per la vita blog

Parece clichê, mas beba muita água. Nesse período é ainda mais importante, tanto para o bebê como para você. E além disso, você evita ter uma infecção de urina, o que é comum nesse período. No final da gestação até dá vontade de ficar sem beber água, pois o número de vezes que a mulher vai ao banheiro é inacreditável. Mas faz muito mal beber pouca água. Te garanto!

7 – Coloque as pernas para cima

gestante com as pernas para cima

Sempre que puder, pare, sente-se e coloque as pernas para cima. A circulação precisa da sua ajuda! O inchaço é muito comum e suas varizes podem ficar prejudicadas. Arrebentar veias na gravidez é comum, mas se você não der um descanso para as pernas a situação pode ficar pior. E o inchaço dói!

8 – Use protetor solar

gestante usando protetor solar

Use protetor solar sempre. A pele durante a gestação mancha mais do que quando não se esta grávida.

9 – Cuide da sua beleza

Maquiagem-para-Gestantes

Há dias na gestação, principalmente no final que você se sente um caco. O cansaço bate, o sono te persegue, as vezes a azia começa a fazer parte do seu dia-a-dia. Suas roupas já não servem mais e seus cabelos só tem estado bagunçados. E você se olha no espelho e se sente horrível!!!

Por isso, trate de se cuida da sua aparência. Se você não fizer isso, não há quem faça.

Compre umas roupas apropriadas ao período que você esta, ou mesmo pegue emprestado das suas amigas que possam ter algo que te sirva neste momento. Não é necessário muitas peças, pois esta fase passa rápido.

Mantenha os cabelos bonitos, as sobrancelhas bem delineadas, faça as unhas e use maquiagem – pelo menos batom para dar um Up no visual.

Te garanto que isso vai te ajudar a se sentir melhor.

E é isso!

E você, tem alguma dica para manter o bem estar e a boa forma durante a gestação?

Abraços!

Fonte de Imagens: Google Images

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

Entre em contato com o Acervo de Mãe.

Start typing and press Enter to search