Quarto Montessoriano: Como fazer?

Já ouviu falar em Quarto Montessoriano? Na verdade o nome vem de um método educacional criado pela educadora italiana, de formação médica, Maria Montessori (1870 – 1952), e tem como objetivo principal as atividades motoras e sensoriais da criança, considerando as fases do desenvolvimento nas quais estão vivendo e as diferenças individuais. O método além de utilizado no meio educacional, também é utilizado para a montagem do quarto da criança.

Para o quarto das crianças, a estrutura do mesmo deve ser feito pela ótica da criança, de forma que os pequenos circulem livremente no seu ambiente e tenham tudo ao seu alcance. Em um local rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável!

QuartoMontessoriano_blog acervo de mae_acervo de mae

Como estou mudando o meu Pequeno de quarto, resolvi pesquisar um pouco e ver uma maneira que o deixasse mais em contato com suas coisinhas, tornasse o quarto mais divertido, em sua ótica, claro.

Confesso, que nem tudo foi possível aplicar, pois o novo quarto possui praticamente todos os móveis embutidos, mas procurei deixar livrinhos, material de pintura e brinquedos ao seu alcance. Ainda não esta pronto, mas quando já tiver tudo OK, faço um post.

Há muita ideia interessante, e para um quarto que ainda não possui móveis embutidos e que possam ser movidos é possível adaptar bem. E também pode ser ideia para um cantinho da casa, caso não seja possível montar um cômodo completo.

Então, vamos lá!

Cama no Chão

O berço é substituído por um colchão no chão ou uma cama bem baixinha, para que a criança tenha mais independência para se levantar e se deitar. Para os pequenos que rolam e se mechem muito, almofadas ou um protetor de colchão trarão mais segurança.

Eu particularmente não gosto muito da ideia para um Recém-Nascido. Acho o berço uma escolha mais segura, principalmente caso surja um “bichinho” ou mesmo hajam outras crianças na casa. E para a cama baixinha, gosto daquelas mini camas ou mesmo a parte inferior da bicama. O colchão direto no chão pode ser um problema, principalmente para as casas com o piso muito frio. E optar por tapetes pode ser algo complicado se seu filho tiver problemas respiratórios. Algumas coisas, na prática, podem não ser tão práticas!

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_1

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_10

Tudo ao seu alcance 

Objetos, brinquedos, livros e fotos devem ser colocados na altura do olhar e ao alcance da criança. Assim ela pode pegar quando quiser.

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_2

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_5

Decoração minimalista e segura

A decoração deve ser minimalista, apenas com mobiliário essencial para que a criança possa explorar tudo o que tem no quarto. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos e mesmo de EVA, que são antiderrapantes. E é bom para que fiquem em um ambiente aconchegante, pois elas gostam de se sentar no chão.

8

camas-infantis-criativas-1

Tudo Mini

Tudo deve ser pequeno e proporcional ao tamanho da criança. Mesinhas, cadeirinhas, prateleiras baixinhas. Tudo “inho” mesmo.

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_12

cantinho de leitura_quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae

Espelho

No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe. Quando ela ainda não engatinha, esse espelho pode ser instalado na horizontal, ao lado da cama. Mais tarde, pode ficar na vertical, em outra parede. Para garantir a segurança dos pequenos, é preferível que esse espelho seja de acrílico e fique bem fixado à parede.

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_6

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_9

Poucos objetos e organizado

Os pais que se interessam por este método devem ter em mente que o quarto precisa ser organizado e poucos objetos devem ser oferecidos por vez. Uma dica é fazer um rodízio dos brinquedos que ficam ao alcance da criança. Aqui em casa faço muito isso, pois apesar do Pequeno ter autonomia para escolher o que quer brincar, percebo que ele enjoa rápido das coisas, e as vezes até se mostra confuso com muitos brinquedos juntos. Sendo assim, deixo alguns ao seu alcance e vou guardando os outros. E também coloque nichos, caixas, baldes e já vá ensinando as crianças a guardarem seus brinquedos quando terminarem de brincar. Todos vão agradecer o ambiente organizado!

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_caixa organizadora2

organizando brinquedos_acervo de mãe_blog acervo de mae

Livre escolha

Os poucos objetos disponíveis fazem com que a criança conquiste maior autonomia e livre escolha.

quarto montessoriano_blog acervo de mae_acervo de mae

quarto montessori_quarto montessoriano_acervo de mae

Móbile

No início, o recém-nascido não consegue focar coisas que estão muito longe, por isso, o móbile deve estar a 30 cm do bebê. Além disso, no primeiro mês, o ideal é que o objeto seja preto e branco, com diferentes formas e padrões. Mais tarde, podem ser introduzidas outras cores.

mobili

quarto montessori_acervo de mae_blog acervo de mae_8

Como é ai na sua casa? Já pensou em colocar alguma ideia Montessoriana em prática?

Abraços!

Fonte: Marcela Aureliano, How we Montessori, Just Real Moms, Google Images.
Recent Posts
Showing 4 comments
  • Juliana Martins
    Responder

    Muito legal a ideia! Mas realmente as crianças precisam aprender a colocar tudo no lugar, senão viraria uma bagunça. Bjs!

  • Carmem Lucia Santos
    Responder

    Eu gosto muito da proposta montessoriano. Acho que as crianças precisam mesmo ter acesso as suas coisinhas. Abração!

  • Jaqueline Gomes
    Responder

    Legal que o AC tem um quartinho montessoriano, aqui em casa tento aplicar várias coisas e vamos nos adaptando. o método é muito rico, quando vc ver, quer adaptar a casa toda! Depois faz mesmo um post de como ficou o quartinho dele! Beijão

    • Flavia Lopes
      Responder

      Farei sim Jaqueline. Abraços!

Leave a Comment

Contact Us

Entre em contato com o Acervo de Mãe.

Start typing and press Enter to search

minecraft party_festa minecraft_festa infantil minecraft_acervodemae_blogacervodemae_festa menino_21vila mami_loja gestante belo horizonte_acervo de mae_blogacervodemae1